Secretaria de Saúde

  • Publicado em: 18/05/2015 às 09:50   |   Imprimir


Diretora do Departamento de Apoio Administrativo e Controle: Jacinta M. R. Froehlich
Telefone: 55 3546-1259
Atendimento de Segunda a Sexta
Manhã: 07h:30min as 11h:30min
Tarde: 13h:30min as 17h:30min
Email: saude@alecrim.rs.gov.br

A Secretaria Municipal de Saúde, conforme a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Alecrim está subdividida em dez setores:

-Departamento de Apoio Administrativo e Controle
- Departamento de Atenção Básica Planejamento e Informação em Saúde
- Setor de Medicamentos e Farmácia
- Setor de Planejamento e Informação em Saúde
- Setor de Vigilâncias
- Setor Articulação de Serviços de Saúde
- Setor de Prevenções
- Seção Material e Patrimônio
- Seção Apoio Administrativo
- Coordenação de PSF


À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMPETE:

Desenvolver e gerir a política de atendimento à saúde pública do Município.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Competem ao Secretário as atribuições específicas da secretaria:
I - Participar no desenvolvimento do Projeto de Política de atendimento à Saúde Pública;
II - Desenvolver juntamente com sua equipe o planejamento das ações na Saúde;
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III - Elaborar planos de ação com órgãos afins na esfera Estadual e Federal;
IV - Realizar estudos e pesquisas sobre os problemas de saúde familiar elaborando programas para saná-los promovendo sua execução;
V - Promover ações de prevenção e erradicação de doenças transmissíveis;
VI - Promover ações de prevenção e erradicação de surtos de epidemias;
VII - Outras tarefas afins.


AO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA, PLANEJAMENTO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE COMPETE:

Coordenar o planejamento das ações de saúde e o desenvolvimento de ações relacionadas à atenção básica e à manutenção de informações relevantes para o desenvolvimento dos programas de saúde.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar o planejamento de ações de promoção da saúde pública, zelando pela manutenção de cadastros atualizados, visando disponibilizar informações relevantes ao bom andamento da secretaria e dos projetos; promover ações para o desenvolvimento de ações básicas de saúde. Outras tarefas afins.

AO DEPARTAMENTO DE APOIO ADMINISTRATIVO E CONTROLE COMPETE:

Coordenar ações que visem à disponibilização de materiais, equipamentos e da estrutura necessária ao bom funcionamento da Secretaria.
Coordenar ações que visem os controle de bens, serviços e patrimônio da Secretaria.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar ações que visem à disponibilização de materiais, equipamentos e da estrutura necessária ao bom funcionamento da Secretaria.
Coordenar ações que visem à implantação de controle de bens, serviços e patrimônio da Secretaria.



AO SETOR DE PLANEJAMENTO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE COMPETE:

Coordenar a execução de ações de promoção da saúde pública.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar a elaboração de Convênios, contratos e encaminhamentos visando prestar atendimento especializado na área de saúde aos munícipes; promover ações visando a obtenção de vagas e atendimento especializado; coordenar a equipe responsável pelos encaminhamentos. Realizar outras tarefas afins.



AO SETOR DE ARTICULAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE COMPETE:

Coordenar ações visando a disponibilização de serviços especializados na área de saúde aos munícipes.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Promover e acompanhar as ações de promoção da saúde pública; coordenar a execução de tarefas que visem à alimentação de sistemas de informática a fim de dispor de cadastro atualizado com informações relevantes ao desenvolvimento dos programas; coordenar a política municipal de assistência farmacêutica. Outras tarefas afins.

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AO SETOR DE VIGILÂNCIAS COMPETE:

Coordenar as atividades da Vigilância Sanitária do Município planejando, organizando, e coordenando o cumprimento da legislação que a rege.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar os serviços de inspeção municipal nas mais diversas áreas, realizando o acompanhamento dos projetos e ações relacionados à fiscalização e vigilância sanitárias, aos Programas relacionados à erradicação de insetos e pragas transmissores de doenças. Outras tarefas afins.


AO SETOR DE PREVENÇÕES COMPETE

Coordenar programas de prevenção a doenças, promovendo ações conjuntas com outros órgãos governamentais.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar ações de prevenção a doenças; promover o acompanhamento de campanhas de vacinação; Identificar necessidades de vacinação ou outras ações de prevenção a riscos de epidemia ou doenças; promover ações visando à imunização de toda a população alvo dos programas e campanhas. Outras tarefas afins.


AO SETOR DE MEDICAMENTOS E FARMÁCIA COMPETE:

Coordenar ações relacionadas a medicamentos e farmácia.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar as atividades relacionadas a medicamentos e à farmácia; realizar o planejamento para aquisições e dispensações de remédios; coordenar ações visando ao controle de medicamentos, materiais e patrimônio; promover as ações necessárias ao efetivo registro das demandas e dispensações.

À SEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO COMPETE:

Supervisionar as atividades administrativas do Departamento, dando suporte de pessoal, equipamentos, materiais, veículos e instalações para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Suprir a secretaria de todo material necessário para o pleno desenvolvimento de atividades e metas; assessorar o Secretário no que diz respeito a rotinas administrativas; assegurar-se da qualidade das atividades desenvolvidas, assim como da manutenção das máquinas e do patrimônio em geral. Outras atividades afins.


À SEÇÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO COMPETE:

Coordenar ações de planejamento para aquisições de materiais e disponibilização dos recursos necessários à equipe da Secretaria de Saúde, visando à continuidade dos serviços e para evitar desperdícios.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar ações que visem à aquisição e aproveitamento dos recursos materiais, evitando desperdícios e zelando pela eficiência nos resultados; verificar a exatidão dos documentos de despesa, auxiliar na elaboração de projetos; organizar documentos e elaborar pareceres a fim de encaminhar a órgãos competentes. Outras atividades afins.


À COORDENAÇÃO DE EQUIPE DO PSF COMPETE:

Coordenar as ações das equipes do Programa Saúde da Família.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Planejar e coordenar as ações do Programa Saúde da Família; promover a organização das atividades e acompanhamento dos profissionais; coordenar ações de controle e registro de dados e informações; realizar outras atividades afins.