PROJETO CICLOVIA E PISTA DE CAMINHADA

• Deverá ser encaminhado para a ANÁLISE e/ou aprovação por parte do setor técnico da CEF e os recursos não estão garantidos

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/03/2019 às 09:49   |   Imprimir

PROJETO CICLOVIA E PISTA DE CAMINHADA

OBJETO: APOIO A PROJETOS DE INFRAESTRUTURA TURÍSTICA- Construção Ciclovia, Calçada ( Pista de Caminhada) e Iluminação no Acesso ao Parque Municipal de Eventos.

RECURSOS: MINISTÉRIO DO TURISMO – Recurso específico para esta finalidade, não podendo ser utilizado em outras obras.

CONDICIONANTES: O objeto deve ser implantado em Orlas ou em Parques Municipais.

VALOR PREVISTO: R$ 675.234,00

OBJETIVO:  Oferecer espaço adequado para a prática do ciclismo, bem como implantar calçadas (Passeio Público) dentro das normas de acessibilidade, especialmente às pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, em vista ao trajeto estabelecido, servirá de espaço padronizado com 1.780 metros de extensão e servirá de pista de caminhada ligando-se, além do Parque de Eventos, á Academia de Ginástica do Bosque e ao parque Infantil, próximo à Brigada.

CARACTERÍSTICAS: O projeto prevê a construção de 2 metros de calçada, 2,40 metros de ciclovia e 10 cm de meio-fio, totalizando 4,50 metros de largura. Tudo isso executado com     blocos de concreto intertravados do tipo Holandês, com iluminação própria e sinalização horizontal e vertical, obedecendo-se as normas técnicas do Ministério e da Caixa Econômica Federal. Além disso, contará com arborização no espaço entre as duas “pistas”, contribuindo para o bem estar e o embelezamento do local.

TRAJETO: O início da Pista está previsto na esquina do Luiz Ludwig, descendo paralela à Escola de Ensino Fundamental Alecrim, passando pelo Bosque, seguindo até a esquina antes da Garagem da Prefeitura, dobrando à esquerda até a esquina que sobe para a Creche, passando e se conectando ao novo Parque de Eventos. Chegando na esquina da Brigada, dobra em direção a Academia de Ginástica do Bosque e outra segue até a oficina dos Santos, ou o contrário.

Do total da pista, 715 metros de extensão (ou seja, quase metade dela), será DEFRONTE À ÁREAS PÚBLICAS.

ARBORIZAÇÃO: Está PREVISTA a substituição de algumas árvores que poderão interferir na passagem dos pedestres pelo passeio, a poda de outras, bem como o plantio de novas árvores (cfe Projeto de Licenciamento Ambiental), inclusive nos locais onde atualmente não possui nenhuma, o que significará um aumento em torno de 100% na quantidade de árvores nesse trajeto. Tudo dentro de um projeto ambiental, cuja cópia anexamos:

OUTRAS INFORMAÇÕES: O Projeto deverá ser encaminhado para a ANÁLISE e/ou aprovação por parte do setor técnico da CEF e os recursos somente poderão ser solicitados após essa aprovação, o que não é garantido. Porém, SEM PROJETOS NADA SE CONSTROI!

O Município vem constantemente identificando as possibilidades e buscando se habilitar à recursos disponíveis, objetivando o CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL.

E vale ressaltar que atualmente o município não possui nenhum espaço adequado para a prática do ciclismo, e que muitas pessoas, especialmente crianças, acabam utilizando as vias de veículos, bem como a RS 540, correndo sérios riscos de acidentes. Sem contar que o projeto é LINDO, BEM SINALIZADO, ARBORIZAZO e com ILUMINAÇÃO PADRONIZADA, no mesmo estilo das luzes do Pórtico, na entrada da cidade, o que vai valorizar muito os locais de intervenção.

*As imagens em 3D são meramente ilustrativas.

OBSERVAÇÃO: O presente Projeto é conjugado com Projeto de Pavimentação Asfáltica em parte da Rua Vereador Emílio Marino Kuhn.