• Publicado em: 18/01/2021 às 00:00   |   Imprimir

Manha: 07h:00min as 11h:30min
Tarde: 13h:30min as 17h:30min
Email: social@alecrim.rs.gov.br

A Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de alecrim está subdividida em quatro setores:

- Departamento de Apoio Administrativo e Cursos de Qualificação
- Setor de Apoio as PPNE e as Crianças Carentes
- Setor de Apoio à Terceira Idade e a Juventude
- Seção de Apoio à Geração de Renda

À SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMPETE:

Desenvolver e gerir a política de atendimento às necessidades da população de baixa renda ou marginalizada nas questões sociais do Município.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Competem ao Secretário as atribuições específicas da secretaria:
I - Participar no desenvolvimento do Projeto de Política de atendimento área de Assistência Social;
II - Desenvolver juntamente com sua equipe o planejamento na assistência social;
III - Elaborar planos de ação com órgãos afins na esfera Estadual e Federal;
IV - Realizar estudos e pesquisas sobre os problemas de habitação voltadas a famílias de baixa renda elaborando programas para saná-los;
V- Desenvolver projetos habitacionais;
VI - Desenvolver programas na área social voltada a população carente;
VII - Desenvolver tarefas afins.

AO DEPARTAMENTO DE APOIO ADMINISTRATIVO E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO COMPETE:

Coordenar ações que visem à disponibilização de materiais, equipamentos e da estrutura necessária ao bom funcionamento da Secretaria.
Coordenar ações relativas aos cursos de qualificação disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar e orientar as atividades administrativas da Secretaria. Promover ações visando ao fornecimento de materiais e equipamentos as equipes, dotando- as da estrutura necessária para execução das suas atividades, assessorar o Secretário no que diz respeito às rotinas administrativas.
Coordenar e orientar as ações e atividades relacionadas aos cursos de qualificação movidos pela Secretaria, desenvolver atividades afins.

AO SETOR DE APOIO À PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS E ÀS CRIANÇAS CARENTES COMPETE:

Coordenar ações relacionadas à inserção dos portadores de necessidades especiais e das crianças carentes à comunidade, visando à valorização e elevação de auto-estima.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Realizar estudos e planejamento de ações relativas à área; coordenar a elaboração de projetos visando ao bem estar dos portadores de necessidades especiais e das crianças carentes; promover a realização de reuniões, palestras, encontros, estudos. Realizar outras tarefas
correlatas.

AO SETOR DE APOIO À TERCEIRA IDADE E À JUVENTUDE COMPETE:

Coordenar ações relacionadas à Terceira Idade e à Juventude, visando propiciar o apoio necessário nas áreas de cultura, lazer, esportes, trabalho, estudos, profissionalização, entre outras.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar os grupos de terceira idade. Promover e coordenar a realização de reuniões, palestras, encontros; coordenar a criação de grupos e associações; coordenar a identificação das demandas, bem como a elaboração de projetos visando ao atendimento das mesmas; coordenar a participação da juventude na elaboração de políticas públicas. Realizar outras tarefas correlatas.

À SEÇÃO DE APOIO À GERAÇÃO DE RENDA COMPETE:

Coordenar ações relacionadas à geração de renda e de acesso ao trabalho.

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar a elaboração e desenvolvimento de projetos que visem à profissionalização, o acesso ao trabalho e à obtenção de renda, em especia
l a inserção de pessoas carentes, visando minimizar problemas sociais. Realizar outras tarefas afins.