Origem do nome

  • Publicado em: 16/10/2013 às 14:07   |   Imprimir

Alecrim é o nome de uma árvore, da família das Leguminosas, divisão Cesalpináceas. É também um arbusto odorífero da família das Labiadas.

Foram os primeiros desbravadores das matas de Alecrim que o batizaram com este nome. Conta a tradição popular que nos tempos em que se efetuaram as medições do território Alecrinense, pelo Estado, dividindo-o em secções e estas em lotes, os agrimensores: Thomas Marquevitch, José Adriano Flech e João do Prado Mallmann sob a chefia do Dr. Artur Ambros, acamparam num local aprazível, fixando aí seu acampamento, sob a sombra dos Alecrins.

Quando saiam a medir as terras, referiam-se ao acampamento com a expressão: "Acampamento do Alecrim". Os cargueiros que traziam mantimentos e outros objetos para o pessoal do acampamento, recebiam ordens do chefe da Inspetoria de Terras de Santa Rosa, nestes termos: "Levem esta carga para o Alecrim". Assim, derivando da denominação do acampamento, ficou o nome da nova colonização, que posteriormente, foi adotado pelos primeiros moradores.