O milho foi o ingrediente de destaque no 1º Encontro do Conselho Municipal

• Em torno de 50 mulheres, representando 25 Clubes de Mães, participaram do concurso de pratos à base de milho, inserido na programação do 1º Encontro d

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/03/2015 às 13:47   |   Imprimir

O milho foi o ingrediente de destaque no 1º Encontro do Conselho Municipal dos Clubes de Mães de Alecrim

Em torno de 50 mulheres, representando 25 Clubes de Mães, participaram do concurso de pratos à base de milho, inserido na programação do 1º Encontro do Conselho Municipal dos Clubes de Mães de Alecrim, na última quinta-feira (12/03). Dezenas de receitas foram apresentadas, divididas nas categorias doces e salgados. O primeiro lugar de ambas as categorias irão representar o município no festival de pratos típicos à base de milho, que ocorrerá durante a Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, de 1º a 10 de maio.

Entre os objetivos do concurso estão incentivar o consumo do milho, estimular a criatividade no uso do milho na elaboração de receitas, resgatar receitas tradicionais e ampliar o conhecimento do valor nutritivo do milho por ser uma importante atividade econômica do município.

A vencedora do concurso, na categoria doce, foi a receita de biscoito de fubá, produzida por Teresinha Maria Polaczinski, da Vila Alvorada. O 2º e 3 º lugares ficaram com Lori Friske, de Linha Patos, e Iris Becker, de Esquina Santo Antônio, respectivamente.

Entre os pratos salgados, a melhor receita foi a pizza de frango, elaborada por Lori Friske, da localidade de Linha Patos. O 2º lugar foi conquistado por Vênus Wichert, de Esquina Santo Antônio, e o 3º por Noeli Spohr, de Linha Progresso.

De acordo com a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Daiane Kluge, são diversos os benefícios ao se consumir o milho. “Acreditamos que esse pode ser um ingrediente utilizado com mais frequência e quantidade na alimentação de nossas famílias pelo fato de ser um cereal com valor nutritivo semelhante aos demais, porém de baixo custo e com grande potencial para a produção de alimentos sem glúten”, destaca Daiane. Além disso, a extensionista lembra que o grão é uma alternativa viável para todas as classes sociais, de fácil disponibilidade, modo de preparo versátil e rico em propriedades nutricionais, ainda mais, quando oriundo da produção orgânica ou agroecológicas.

O concurso é promovido pela Emater/RS Ascar de Alecrim, com o apoio da Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.