Programa A União Faz a Vida

Os princípios do Programa

A União Faz a Vida

Cooperação e Cidadania

 

O Programa A União Faz a Vida contribui nos processos pedagógicos e de aprendizagem ao estabelecer uma cultura cooperativa e cidadã, onde escolas, estudantes, professores, famílias e comunidades se assumem como agentes protagonistas de sua trajetória educacional e social.

 

Além dos princípios orientadores de Cooperação e Cidadania, o Programa é impactado diretamente pelos 5º e 7º Princípios do Cooperativismo, que enfatizam a necessidade de educação, formação e informação, e interesse pela comunidade, respectivamente.

 

A importância da atenção aos princípios está na crença de que a assimilação de novas posturas e atitudes só se dá quando elas são vivenciadas no dia a dia. Por isso, é essencial que educadores e estudantes e todos os envolvidos se empoderem dos princípios de cooperação e cidadania em suas vidas.

 

Essa é a melhor forma pela qual o Programa A União Faz a Vida gera impacto social e atinge os seus objetivos de difundir a essência do cooperativismo, alcançar o desenvolvimento social das regiões de atuação, conscientizar as pessoas de seu potencial como agentes de transformação da realidade e os excelentes resultados que hoje celebramos.

Atividades do Programa estão sendo desenvolvidas nas Escolas Municipais.