DIA DO ÍNDIO EMEF SÃO JOSÉ DE ESQUINA ABELHA

EMEF SÃO JOSÉ REALIZA ATIVIDADE ALUSIVA AO DIA DO ÍNDIO

Em comemoração alusiva ao Dia do Índio, as professoras Ildeci, Cláudia e a estagiária Janice, juntamente com os alunos das turmas da Pré-Escola de 4 e 5 anos, no decorrer da semana realizaram diversas atividades relacionadas à cultura indígena.

Valorizando esses povos e conscientizando sobre o respeito às diversidades culturais, visando aprendizado e criatividade.

 Entre elas: pintura, recorte, colagem, contos e confecção de oca, mostrando um pouco de seus costumes.

 

O SURGIMENTO DO DIA DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia dos Povos Indígenas surgiu em nosso país na década de 1940, sendo que sua criação tem relação com o Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Pátzcuaro, no México, em abril de 1940.

Esse evento reuniu autoridades de quase todas as nações americanas e estabeleceu uma série de recomendações que tinham como objetivo gerar maior atenção para as populações indígenas.

Esse evento realizou recomendações como a necessidade de garantir-se o respeito aos direitos dos povos indígenas no continente americano, sendo dever dos governos de cada país realizar ações para tanto. Além disso, uma das proposições foi a de criar uma data comemorativa para as populações indígenas na América.

Essa data a ser criada foi sugerida como Dia do Aborígene Americano, devendo ser celebrada em 19 de abril, porque foi o dia em que diversos representantes indígenas tomaram parte do Congresso em Pátzcuaro.

A proposta foi acatada no Brasil pelo então Presidente Getúlio Vargas, o Estado Novo, e em 1943 foi estabelecido o Decreto-Lei nº 5.540.

Esse decreto, emitido em 2 de junho de 1943, determinou a criação do Dia do Índio em inspiração ao Congresso Indigenista Interamericano.

O documento escolheu o 19 de abril como o dia para a data.