O DIA DO DESAFIO

No dia 31 de maio de 2023 aconteceu a 29ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da américa latina.

A campanha é uma iniciativa global da TAFISA (Associação Mundial de Esportes) que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Além disso, essa edição busca enfatizar a campanha como uma ferramenta efetiva para sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo a ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

Dia do Desafio: muito mais que um dia!

A proposta, de acordo com o tema “Muito mais que um dia!”, é fazer com que a população possa se engajar e buscar participações qualificadas em projetos e políticas públicas relacionados à atividade física durante todo o ano, a fim de auxiliar na criação de ações para a campanha e além dela.

Segundo o SESC-SP (Serviço Social do Comércio) – que coordena o Dia do Desafio no Continente Americano -, esta edição tem como intuito a ressignificação de espaços e conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas, trabalhando o pensamento sustentável, coletivo e acolhedor para a prática esportiva e lazer.

No Município de Alecrim, as escolas municipais, Santa Inês, São José, Santo Inácio, São Pedro, EMEI Dona Eliza Warpechowski e Escolas Estaduais, Ensino Fundamental Alecrim e Ensino Médio, Assis Brasil, realizaram atividades físicas internas e externas com os alunos, professores e diretores.