SETEMBRO AMARELO: MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

  • Busque direcionar a pessoa para apoio especializado e ajude a salvar vidas.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/09/2019 às 17:16   |   Imprimir

SETEMBRO AMARELO: MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Alecrim aderiu a Campanha Nacional de prevenção ao suicídio e alerta os seus munícipes: O suicídio pode ser evitado. Campanhas voltadas para prevenção são de extrema importância para conscientizar a população em geral a identificar, oferecer apoio e direcionar para tratamento especializado, pessoas que apresentam estar em risco. Essa situação pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e gêneros. Não há um motivo especifico que justifique tal ação, os maiores pontos de risco são tentativas prévias, ou seja, pessoas que já tentaram tirar a própria vida têm um risco de tentar outra vez.

Os transtornos psiquiátricos mais comuns são a depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas. O apoio se torna importante, acompanhamento médico e psicológico é fundamental nesse momento.

Falar com a pessoa sobre o suicídio não induz a pessoa ao ato, vai fazer com que ele se sinta acolhido, por isso a escuta deve ser feita com muito acolhimento livre de críticas, repressões e julgamentos para que a pessoa possa se sentir acolhida.

Busque direcionar a pessoa para apoio especializado e ajude a salvar vidas. A vida vale a pena!!! Sua vida vale a pena. Não desista dela, alguém se inspira em você