Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

• O Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é coordenado e supervisionado pela equipe técnica do CRAS.

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 03/10/2014 às 10:01   |   Imprimir

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, que estimulam a participação social.

Em razão disso o Governo Municipal de Alecrim aderiu à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias que institui, na Proteção Básica, quatro serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Eles são organizados por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social estão sendo ofertadas oficinas de Capoeira e Percussão com os alunos da Escola de Santa Inês, no salão daquela  comunidade, uma vez por semana em turnos inversos.

Na cidade são ofertadas Oficinas de Capoeira e Danças Urbanas, também uma vez por semana ministradas pela Equipe do Capoerê, composta por profissionais capacitados para atender as demandas específicas de cada faixa etária .As oficinas são ofertadas para crianças e adolescentes de 07 à 17 anos.

Já para a faixa etária de 04 e 05 anos está sendo ofertado em parceria com a Equipe do PIM encontros quinzenais com as crianças da Educação Infantil que possui como Tema: Sou Criança Sou Artista, onde a cada encontro trabalha-se uma temática, com um dinâmica de grupo para acolhida e após são desenvolvidas atividades diversificadas envolvendo as artes plásticas (pintura). Os encontros têm como objetivo ampliar o conhecimento da criança através da manipulação de diferentes objetos e materiais, criando possibilidades de manuseio, explorando suas características e oportunizando o contato com diversas formas de expressão artística e comunicação, onde possam expressar pensamentos e sentimentos através da arte e  ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo assim um sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

O Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é coordenado e   supervisionado pela  equipe técnica do CRAS.