Programa “Viva Mulher” oferece exames para prevenção de câncer

• Através deste programa são realizadas coletas de citopatológico, orientações de prevenção de doenças, cuidados pessoais e agendamento de mamografia se

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/03/2016 às 09:07   |   Imprimir

Programa “Viva Mulher” oferece exames para prevenção de câncer

No mês março quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal de Alecrim, através da Secretaria Municipal de Saúde lembra a todas as mulheres sobre a importância dos exames preventivos. Por isso oferece desde o ano de 2005 o programa de saúde da mulher: “Viva Mulher”.

Através deste programa são realizadas coletas de citopatológico, orientações de prevenção de doenças, cuidados pessoais e agendamento de mamografia sempre que necessário. As coletas são previamente agendadas com data e hora do exame, podendo ser realizada com o Agente Comunitário de Saúde, por telefone ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde.

Já a mamografia é agendada no momento da coleta de CP ou em qualquer dia de atendimento sendo necessário apenas ter em mãos cartão SUS e identidade. Em torno de 50 mulheres ao mês são encaminhadas para realização deste exame de forma gratuita, incluindo o transporte.

Os exames de mamografias são agendados após os 40 anos de idade, ou antes, em caso de necessidade, salientando que e o município não possui fila de espera, todas as demandas estão atendidas.